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PROCEDIMENTOS DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO FINANCEIRO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Quem é
Giovanni Pacelli?

Doutor (2016) e mestre (2011) em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB-UFPB-UFRN), com graduação em Ciências Militares (2000) pela AMAN e Administração (2006) pela UECE. É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009 e Superintendente Regional da CGU Ceará desde 2018. Premiado pela CGU por excelência em Transparência, Imparcialidade e Combate à Corrupção (2019 e 2020), liderou projetos estratégicos como planejamento estratégico, gestão de riscos, teletrabalho e auditorias de alto nível.  Atuante em intervenções no RJ, contribuindo para o Plano de Recuperação Fiscal e o Plano de Legado da Intervenção Federal. Foi editor-chefe da Revista da CGU e professor da ENAP desde 2021, com experiência em temas como administração pública, finanças, fiscalização, orçamento e auditoria. Ministrou palestras sobre controle interno, governança, indicadores de desempenho e contabilidade pública.

Para quem é o curso?

Veja abaixo para quem é o curso PROCEDIMENTOS DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO FINANCEIRO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Gestores Públicos 1

Dirigentes, gerentes, coordenadores e servidores responsáveis pelas áreas de contabilidade, orçamento e finanças dos órgãos públicos, diretamente ou indiretamente ligados às atividades referentes ao encerramento do exercício financeiro

Contadores 1

Profissionais da área de administração Pessoal

Advogados 1

Controladores

Gestores Públicos 1

Público em Geral

Objetivo do Curso

Fornecer fundamentação teórica e prática para atuação segura dos agentes públicos responsáveis pela instrução do processo que apura descumprimentos contratuais.

Recursos que estão inclusos no curso:

Datashow
Flip chart

Material de apoio

Sala de Aula

Mochila

Caneta

Coffee-break

Certificado

Metodologia do Curso

O curso é apresentado em formato presencial, com aulas expositivas e dinâmicas com o objetivo de facilitar o entendimento do tema e, consequentemente, o aprendizado, por meio de técnicas de integração de recursos visuais e orais, além da apresentação de casos práticos com uma abordagem leve e de fácil compreensão.

Será disponibilizado material de apoio pra o melhor acompanhamento das aulas e facilitar o aprendizado de nossos alunos.

Detalhes do treinamento

O curso é apresentado em formato presencial, com aulas expositivas e dinâmicas com o objetivo de facilitar o entendimento do tema e, consequentemente, o aprendizado, por meio de técnicas de integração de recursos visuais e orais, além da apresentação de casos práticos com uma abordagem leve e de fácil compreensão.

Será disponibilizado material de apoio pra o melhor acompanhamento das aulas e facilitar o aprendizado de nossos alunos.

Fornecer fundamentação teórica e prática para atuação segura dos agentes
públicos responsáveis pela instrução do processo que apura
descumprimentos contratuais

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Professor Giovanni Pacelli

Doutor (2016) e mestre (2011) em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB-UFPB-UFRN), com graduação em Ciências Militares (2000) pela AMAN e Administração (2006) pela UECE. É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009 e Superintendente Regional da CGU Ceará desde 2018. Premiado pela CGU por excelência em Transparência, Imparcialidade e Combate à Corrupção (2019 e 2020), liderou projetos estratégicos como planejamento estratégico, gestão de riscos, teletrabalho e auditorias de alto nível.  Atuante em intervenções no RJ, contribuindo para o Plano de Recuperação Fiscal e o Plano de Legado da Intervenção Federal. Foi editor-chefe da Revista da CGU e professor da ENAP desde 2021, com experiência em temas como administração pública, finanças, fiscalização, orçamento e auditoria. Ministrou palestras sobre controle interno, governança, indicadores de desempenho e contabilidade pública.

  1. Demonstrações Contábeis no Setor Público 
    1.1. Quais são?
    1.2. Correlação com Regimes Contábeis.
    1.3. Correlação com os Aspectos Orçamentário, Patrimonial e Fiscal.
    1.4. Quem deve utilizar?
    1.5. Usuários da informação.
    1.6. Principais erros formais.
    1.7. Responsabilidade pelas Demonstrações.
    1.8. Consolidação.
    1.9. Regras de Integridade.
  1. Análise do Balanço Orçamentário
    2.1. Características e principais informações exigidas.
    2.2. Análise dos Indicadores.
    2.2.1. Avaliação do Desempenho da Receita e da Despesa.
    2.2.2. Capitalização e Superávit do Orçamento Corrente.
    2.2.3. Endividamento.
    2.2.4. Regra de Ouro.
    2.2.5. Resultado Primário acima da linha.
    2.2.6. Resultado Nominal acima da linha.
    2.3. Impacto dos Créditos Adicionais sobre o Balanço Orçamentário.
    2.4. Análise de contas específicas com impacto no Balanço Orçamentário.
    2.5. Perfis de Balanços Orçamentários conforme as características das entidades públicas.
  1. Análise do Balanço Financeiro
    3.1. Características e principais informações exigidas.
    3.2. Análise dos Indicadores.
    3.3. Impacto dos Restos a Pagar sobre o Balanço Financeiro (inscrição, pagamento e cancelamento).
    3.4. Análise de contas específicas com impacto no Balanço Financeiro.
    3.5. Perfis de Balanços Financeiros conforme as características das entidades públicas.
  1. Análise do Balanço Patrimonial
    4.1. Características e principais informações exigidas.
    4.2. Análise dos Indicadores.
    4.3. Impacto dos Restos a Pagar Não Processados sobre os 2 tipos de Balanço Patrimonial.
    4.4. Impacto dos Restos a Pagar Não Processados em liquidação sobre  o Superávit. Financeiro
    4.5. Superávit Financeiro e os recursos vinculados.
    4.6. Impacto da avaliação de ativos e passivos sobre o Balanço Patrimonial.
    4.7. Impacto da depreciação, amortização e exaustão sobre o Balanço Patrimonial.
    4.8. Impacto do impairment sobre o Balanço Patrimonial.
    4.9. Impacto da Reavaliação sobre o Balanço Patrimonial.
    4.10. Impacto da Provisão sobre o Balanço Patrimonial.
    4.11. Impacto dos Passivos Contingentes sobre o Balanço Patrimonial.
    4.12. Análise de contas específicas com impacto no Balanço Patrimonial.
    4.13. Perfis de Balanços Patrimoniais conforme as características das entidades públicas.
  2. Análise da Demonstração das Variações Patrimoniais
    5.1. Características e principais informações exigidas.
    5.2. Análise dos Indicadores.
    5.3. Impacto da avaliação de ativos e passivos sobre a DVP.
    5.4. Impacto da depreciação, amortização e exaustão sobre a DVP.
    5.5. Impacto do impairment sobre a DVP.
    5.6. Impacto da Reavaliação sobre a DVP.
    5.7. Impacto da Provisão sobre a DVP.
    5.8. DVP e RREO: Aplicação de Recursos e Alienação de Bens.
    5.9. Análise de contas específicas com impacto da DVP.
    5.10. Perfis de DVPs conforme as características das entidades públicas.

    6. Análise da Demonstração dos Fluxos de Caixa
    6.1. Características e principais informações exigidas.
    6.2. Análise dos Indicadores.
    6.3. O impacto do conceito de equivalente-caixa.
    6.4. Análise de contas específicas com impacto na DFC.
    6.5. Perfis de DFCs conforme as características das entidades públicas.
  1. Avaliação da Consistência das Demonstrações Contábeis
    7.1. Elementos das demonstrações inter dependentes: teste de detalhes e possíveis inconsistências.
    – Caixa (Balanço Patrimonial, Balanço Financeiro, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas).
    – Reavaliação (Balanço Patrimonial e Notas Explicativas).
    – Receita Orçamentária (Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas).
    – Despesa Orçamentaria e Restos a Pagar (Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas).
    – Avaliação de Bens Móveis e Imóveis (Balanço Patrimonial, DMPL e Notas Explicativas): mudança de política contábil com aplicação retrospectiva ou erro.
    – Depreciação, Amortização e Exaustão (Balanço Patrimonial, DVP e Notas Explicativas).
    – Receitas e Despesas Extraorçamentárias.
    – Cancelamento de Restos a Pagar nos exercícios seguintes.

7.2. Indicadores inter dependentes: testes de detalhes e possíveis inconsistências.
– Superávit Financeiro, vinculação de recursos e abertura de créditos adicionais no Balanço Orçamentário.
– Impacto da Reavaliação: Resultado Patrimonial versus Saldo Patrimonial

7.3. Comparação com o RREO: testes de detalhes e possíveis inconsistências 
– Balanço Orçamentário
– Execução da Despesa por função e subfunção
– Receita Corrente Líquida
– Execução dos Restos a Pagar
– Regra de Ouro
– Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos

7.4. Comparação com o RGF: testes de aderência e possíveis inconsistências
– Análise da Despesa com Pessoal do RGF com o Balanço Orçamentário
– Análise da Dívida Consolidada e Operações de Crédito do RGF com o Balanço Orçamentário

  1. Mudança de Política Contábil, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro
    8.1.Mudança de Política Contábil
    8.2.Mudança de estimativa
    8.3.Correção de erros

    9.Eventos Subsequentes
    9.1.Conceito
    9.2.Tratamento
  1. Procedimentos para o encerramento do exercício financeiro

10.1.Ajustes em contas de natureza patrimonial

10.2.Ajustes em contas de natureza orçamentária

10.3.Ajustes em contas de natureza de controle

  1. Procedimentos para a abertura do exercício financeiro

11.1.Encerramento das contas de variações patrimoniais

11.2.Apuração e destinação do resultado do exercício

11.3.Transposição de saldos para o exercício seguinte

  1. Elaboração da norma de encerramento e definição de cronograma

12.1.Tópicos principais na composição da norma

12.2.Cronograma de atividades e de seus responsáveis

Valores dos Pacotes




INVESTIMENTO PARA 1 OU 2 INSCRIÇÕES DO MESMO ÓRGÃO, CADA.

R$ 2390,00
cada.
  •  
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INVESTIMENTO PARA 3 OU 6 INSCRIÇÕES DO MESMO ÓRGÃO, CADA.

R$ 2290,00
cada.
  •  
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INVESTIMENTO PARA 7 OU MAIS INSCRIÇÕES DO MESMO ÓRGÃO, CADA.

R$ 2190,00
cada.
  •  
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