2º SRG - Seminário Rondoniense de Governança, Riscos e Controles Internos da Gestão

Atualizado de acordo com a legislação e jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia-TCE

Contagem Regressiva para o Curso:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Quem é
Francisco Netto?

Professor e palestrante de Direito Público e Gestão, participante do Departamento de Direito da UNISAPIENS nas disciplinas de Direito Constitucional e Administrativo. Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do CONACI em 2023 e foi vice-presidente do CONACI (2022-2023) e Controlador Geral do Estado de Rondônia (2016-2023). Desde 2010, é Auditor Fiscal da Secretaria de Finanças de Rondônia. Tem mestrado em Administração pela UNIR (2022) e é graduado em Matemática (2007) e Ciências Econômicas (2008) pela mesma instituição. Participou de iniciativas de combate à corrupção, coordenando guias de transparência em parceria com a CONACI e a Transparência Intemacional. Atuou também como Coordenador do Grupo de Padronização de Normas de Auditoria Intema do CONACI/Banco Mundial (2017-2019). Foi professor colaborador da UNIR e participou de pesquisas com a FAPERO e o Centro de Estudos

Quem é
Giovanni Pacelli?

Doutor (2016) e mestre (2011) em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB-UFPB-UFRN), com graduação em Ciências Militares (2000) pela AMAN e Administração (2006) pela UECE. É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009 e Superintendente Regional da CGU Ceará desde 2018. Premiado pela CGU por excelência em Transparência, Imparcialidade e Combate à Corrupção (2019 e 2020), liderou projetos estratégicos como planejamento estratégico, gestão de riscos, teletrabalho e auditorias de alto nível. Atuoso em intervenções no RJ, contribuindo para o Plano de Recuperação Fiscal e o Plano de Legado da Intervenção Federal. Foi editor-chefe da Revista da CGU e professor da ENAP desde 2021, com experiência em temas como administração pública, finanças, fiscalização, orçamento e auditoria. Ministrou palestras sobre controle interno, governança, indicadores de desempenho e contabilidade pública.

Quem é
Daiesse Jaala?

Chefe da Divisão de Auditoria em Licitações e Contratos (Secretaria de Controle Interno – AGU). Presidente da Comissão de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Advogada com pós graduação e mestrado em Direito Público. Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Membro do Instituto de Direito Administrativo Sancionador e do Instituto Brasileiro de Direito e Ética.

 

Quem é
João Dias?

Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como docente em diversas disciplinas no curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia, incluindo Direito Constitucional, Direito Administrativo, Oficina de Prática Constitucional e Direitos Humanos. Atualmente, é professor de Direito Digital na Faculdade Unisapiens. Além disso, cursa uma pós-graduação em Direito Digital e LGPD na PUC-RS e um curso tecnólogo em Inteligência Artificial Aplicada na PUC-PR. Com experiência no estado de Rondônia e em âmbito nacional, dedica-se ao estudo e à aplicação prática da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na administração pública. Exerce a função de Secretário Executivo do Projeto IA-Atricon, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, que visa ao desenvolvimento e à disseminação da inteligência artificial no Sistema de Tribunais de Contas. Em fevereiro de 2024, participou de uma reunião no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, para discutir projetos de inteligência artificial voltados à automatização de resumos processuais. No mesmo ano, foi agraciado com a Medalha Amigo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, em reconhecimento aos serviços excepcionais prestados à corporação. Suas pesquisas concentram-se na aplicação da inteligência artificial no Direito e na jurimetria, áreas que buscam aprimorar a eficiência e a precisão das análises jurídicas por meio de métodos quantitativos e tecnológicos.

Quem é
Paulo Alves?

Presidente da Companhia de Soluções e Inteligência, Governamental – CSI. Diretor Presidente da Companhia, Brasileira de Governança – CBG. Servidor de carreira do, Superior Tribunal de Justiça por duas décadas. Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Possui extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Planejamento, Governança Pública, ESG, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU, da Escola Superior do Ministério Público – ESUMP, do Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura – EPM, da Escola Corporativa da FIOCRUZ, do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público – IGCP, da Escola de Contas de vários unidades da Federação. Professor do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Professor de pós-graduação da Faculdade CERS, da Faculdade Baiana de Direito e da NP Pós. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil – RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança – ALAGOV. Membro efetivo do Instituto Nacional da Contratação Pública – INCP. Membro do Comitê de Estatais do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA. Membro do Instituto Protege.

Quem é
Rodrigo Fontenelle?

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG e presidente do Conselho Estadual de Controle Interno (CONECI-MG). Foi presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) no biênio 2022-2023. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum, 3ª edição)) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição). Possui cinco certificações internacionais: CGAP, CIA, CCSA e CRMA, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA); e ISO 37001/37301, emitida pela Tradius.

Quem é
Josemary Dantas?

Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no GDF desde 2006. Licenciada em Matemática pela UCB e pós-graduada em Gestão Pública e Auditoria pela Faculdade Fortium, Gestão do Conhecimento pela Blase Pascal e Lei Geral de Proteção de Dados pela LEGALE Educacional. Cursando pós-graduações em Privacidade e Proteção de Dados pela ESA/OAB e Big Data & Analytics pelo SENAC. Mestranda em Direção Estratégica pela Funiber. Certificada em privacidade de dados (PDPE, PDPF, ISFS – EXIN e CDPO/BR – IAPP), compliance e antissuborno. Instrutora de LGPD pela Escola de Governo do DF. Experiência como Encarregada de Dados na CGDF e DPDF, Chefe de Planejamento na DPDF, coordenadora de Governança e Conformidade na Secretaria de Educação, e atualmente Gerente de Projetos – LGPD no Tribunal de Contas do DF.

Para quem é o curso?

Gestores Públicos 1

Advogados Assistentes, Jurídicos Auditores de Organizações Públicas e Privadas, Gestores de Organizações Públicas e Privadas, Controladores Internos, Procuradores, Profissionais de Governança e da Alta Administração.

Membros da Comissão de Licitação, Pregoeiros e Equipes de Apoio1

Público em geral e interessados no tema

Objetivo do Curso

O presente Seminário objetiva capacitar os gestores responsáveis pela Governança, controle e que atuam em atividade de gestão de riscos de instituições governamentais Ou que Se relacionam de alguma forma com O poder público.

 

O seminário tem por objetivo, ainda, gerar conhecimento para melhor instrução do procedimento de contratações dos órgãos e entidades da Administração Pública, além de melhor capacidade em gerir OS riscos inerentes ao Cotidiano utilizando estratégias de compliance, boa governança e controle.

Recursos que estão inclusos no curso:

Datashow

Flip chart (ou Lousa)

Legislações Pertinentes

Caneta de metal

Coffee Break

Certificado

Sala de Aula

Mochila

Metodologia do Curso

Aula expositiva com teoria e prática, exposição de casos, debates, e práticas.

Detalhes do treinamento

O presente Seminário objetiva capacitar os gestores responsáveis pela Governança, controle e que atuam em atividade de gestão de riscos de instituições governamentais Ou que Se relacionam de alguma forma com O poder público.

 

O seminário tem por objetivo, ainda, gerar conhecimento para melhor instrução do procedimento de contratações dos órgãos e entidades da Administração Pública, além de melhor capacidade em gerir OS riscos inerentes ao Cotidiano utilizando estratégias de compliance, boa governança e controle.

Aula expositiva com teoria e prática, exposição de casos, debates, e práticas.

Clique aqui para baixar o conteúdo programático: Banner Oficial + Ementa

Francisco Netto

Professor e palestrante de Direito Público e Gestão, participante do Departamento de Direito da UNISAPIENS nas disciplinas de Direito Constitucional e Administrativo. Recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do CONACI em 2023 e foi vice-presidente do CONACI (2022-2023) e Controlador Geral do Estado de Rondônia (2016-2023). Desde 2010, é Auditor Fiscal da Secretaria de Finanças de Rondônia. Tem mestrado em Administração pela UNIR (2022) e é graduado em Matemática (2007) e Ciências Econômicas (2008) pela mesma instituição. Participou de iniciativas de combate à corrupção, coordenando guias de transparência em parceria com a CONACI e a Transparência Intemacional. Atuou também como Coordenador do Grupo de Padronização de Normas de Auditoria Intema do CONACI/Banco Mundial (2017-2019). Foi professor colaborador da UNIR e participou de pesquisas com a FAPERO e o Centro de Estudos

Giovanni Pacelli

Doutor (2016) e mestre (2011) em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB-UFPB-UFRN), com graduação em Ciências Militares (2000) pela AMAN e Administração (2006) pela UECE. É Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009 e Superintendente Regional da CGU Ceará desde 2018. Premiado pela CGU por excelência em Transparência, Imparcialidade e Combate à Corrupção (2019 e 2020), liderou projetos estratégicos como planejamento estratégico, gestão de riscos, teletrabalho e auditorias de alto nível. Atuoso em intervenções no RJ, contribuindo para o Plano de Recuperação Fiscal e o Plano de Legado da Intervenção Federal. Foi editor-chefe da Revista da CGU e professor da ENAP desde 2021, com experiência em temas como administração pública, finanças, fiscalização, orçamento e auditoria. Ministrou palestras sobre controle interno, governança, indicadores de desempenho e contabilidade pública.

Daiesse Jaala

Chefe da Divisão de Auditoria em Licitações e Contratos (Secretaria de Controle Interno – AGU). Presidente da Comissão de Diversidade Racial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Advogada com pós graduação e mestrado em Direito Público. Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Membro do Instituto de Direito Administrativo Sancionador e do Instituto Brasileiro de Direito e Ética.

Paulo Alves

Presidente da Companhia de Soluções e Inteligência, Governamental – CSI. Diretor Presidente da Companhia, Brasileira de Governança – CBG. Servidor de carreira do, Superior Tribunal de Justiça por duas décadas. Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Possui extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Planejamento, Governança Pública, ESG, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU, da Escola Superior do Ministério Público – ESUMP, do Instituto Serzedello Corrêa – ISC/TCU, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura – EPM, da Escola Corporativa da FIOCRUZ, do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público – IGCP, da Escola de Contas de vários unidades da Federação. Professor do MBA em Governança Pública da Escola Brasileira de Direito – EBRADI. Professor de pós-graduação da Faculdade CERS, da Faculdade Baiana de Direito e da NP Pós. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil – RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança – ALAGOV. Membro efetivo do Instituto Nacional da Contratação Pública – INCP. Membro do Comitê de Estatais do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA. Membro do Instituto Protege.

João Dias

Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Atuou como docente em diversas disciplinas no curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia, incluindo Direito Constitucional, Direito Administrativo, Oficina de Prática Constitucional e Direitos Humanos. Atualmente, é professor de Direito Digital na Faculdade Unisapiens. Além disso, cursa uma pós-graduação em Direito Digital e LGPD na PUC-RS e um curso tecnólogo em Inteligência Artificial Aplicada na PUC-PR. Com experiência no estado de Rondônia e em âmbito nacional, dedica-se ao estudo e à aplicação prática da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na administração pública. Exerce a função de Secretário Executivo do Projeto IA-Atricon, uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, que visa ao desenvolvimento e à disseminação da inteligência artificial no Sistema de Tribunais de Contas. Em fevereiro de 2024, participou de uma reunião no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, para discutir projetos de inteligência artificial voltados à automatização de resumos processuais. No mesmo ano, foi agraciado com a Medalha Amigo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, em reconhecimento aos serviços excepcionais prestados à corporação. Suas pesquisas concentram-se na aplicação da inteligência artificial no Direito e na jurimetria, áreas que buscam aprimorar a eficiência e a precisão das análises jurídicas por meio de métodos quantitativos e tecnológicos.

Rodrigo Fontenelle

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG e presidente do Conselho Estadual de Controle Interno (CONECI-MG). Foi presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) no biênio 2022-2023. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum, 3ª edição)) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição). Possui cinco certificações internacionais: CGAP, CIA, CCSA e CRMA, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA); e ISO 37001/37301, emitida pela Tradius.

Josemary Dantas

Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no GDF desde 2006. Licenciada em Matemática pela UCB e pós-graduada em Gestão Pública e Auditoria pela Faculdade Fortium, Gestão do Conhecimento pela Blase Pascal e Lei Geral de Proteção de Dados pela LEGALE Educacional. Cursando pós-graduações em Privacidade e Proteção de Dados pela ESA/OAB e Big Data & Analytics pelo SENAC. Mestranda em Direção Estratégica pela Funiber. Certificada em privacidade de dados (PDPE, PDPF, ISFS – EXIN e CDPO/BR – IAPP), compliance e antissuborno. Instrutora de LGPD pela Escola de Governo do DF. Experiência como Encarregada de Dados na CGDF e DPDF, Chefe de Planejamento na DPDF, coordenadora de Governança e Conformidade na Secretaria de Educação, e atualmente Gerente de Projetos – LGPD no Tribunal de Contas do DF.

Dia 1 – 25/06/2025

7:30h – Abertura e credenciamento

8h – Palestra 1 : RODRIGO FONTENELE – Desafios enfrentados pelas Controladorias e Auditoria Gerais ao Elaborar uma política de Gestão de Riscos pela Primeira vez

10h – Intervalo com coffee break

10:15h – Palestra 2: DAIESSE- Estratégias de implementação critérios de sustentabilidade nas Compras Governamentais

 11:45h – Intervalo p/ Almoço

13:45h – Talk show 1: Moderador: Francisco Netto . Painelistas:  (Fontenelle + daiesse +  CONVIDADO 1 + CONVIDADO 2)

15:45h – Intervalo com coffee break

16h –  FRANCISCO NETTO – Planejamento das unidades de controles internos para  a descentralização da análise de processos de despesas

17:30h – sorteio de brindes e Encerramento

 

Dia 2 – 26/06/2025

8h – Palestra: Giovanelli Pacelli – Ordenação de Despesas sob a perspectiva da LINDB e da Lei de Improbidade Administrativa 

10h – Intervalo com coffee break

10:15h – Painel: (Giovanni Pacelli + CONVIDADO I + CONVIDADO 2 )

11:45h – Intervalo p/ Almoço

13:45h – Palestra: JOSEMARY DANTAS – O papel da Integridade, Controle Interno e Proteção de Dados na construção de uma gestão pública efetiva e transparente

15h45 – Intervalo com coffee break

16h – Talk show: (PAULO ALVES + Francisco Netto + PAcelli)

17:30h – Encerramento

 

Dia 3 – 27/06/2025

8h – Palestra: JOAO DIAS : Inteligencia artificial como alidada na elaboração de parecer jurídico e de controle interno: casos práticos e reflexões

10h – Intervalo com coffee break

10:15 – Talk show: JOAO DIAS + CGU + INICIATIVA PRIVADA

11:45h – Intervalo p/ Almoço

13h45 – Palestra: PAULO ALVES – Governança pública como aliada da gestão nas pequenas unidades administrativas.

15h45 – Intervalo com coffee break

16h – Talk Show: Tema : principais erros na etapa preparatória de licitações públicas.

17:30h – Encerramento

Valores dos Pacotes




INVESTIMENTO PARA 1 OU 2 INSCRIÇÕES DO MESMO ÓRGÃO, CADA.

R$ 2690,00
cada.
  •  
INSCREVA-SE




INVESTIMENTO PARA 3 A 6 INSCRIÇÕES DO MESMO ÓRGÃO, CADA.

R$ 2590,00
cada.
  •  
INSCREVA-SE




INVESTIMENTO DE 7 OU MAIS INSCRITOS DO MESMO ÓRGÃO, CADA.

R$ 2490,00
cada.
  •  
INSCREVA-SE
As informações de inscrição serão enviadas para o e-mail informado acima.
Será o nome que sairá impresso no certificado do curso.
Insira o DDD
Celular ou fixo

Veja alguns depoimentos...

EducaGov Logo Vetorizada - Fundo Claro

Uma realização de:

Todos Direitos Reservados © 2025